quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cidade Industrial na Europa

1 ̊ Fase (1770-1870)

  • cidade pequena e industrial
  • industrias poluidoras
  • Londres tinha muitos habitantes graças ao exôdo rural.
  • mão-de-obra concentrada no centro.
  • população trabalhava 12 horas por dia.
  • era mais prático manter o trabalhador perto da indústria.
  • muitas pessoas morriam.
  • não haviam transportes urbanos.
2  ̊ Fase (1870-1950)
  • 2  ̊ Revolução Industrial
  • Já haviam meios de transporte, portanto o trabalhador não era mais obrigado a viver perto da indústria.
  • os trabalhadores viviam nas periferias urbanas (= tudo que não é centro).
  • metrópole industrial.
Karen Largman 
Número: 21/ 9a1

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que é cidade antiga e medieval?

Cidade antiga- Era uma base política, onde todos eram a favor de um sistema político.

Cidade medieval- A cidade era protegida por um muro. Onde todos eram contra a política.




Maria Elisa nº25
9a1 

domingo, 19 de setembro de 2010

19/09/2010: Caminhada contra intolerância religiosa reúne milhares no Rio de Janeiro

Católicos, muçulmanos, umbandistas e judeus defendem a liberdade religiosa.
*Atriz Zezé Motta diz que já sofreu preconceito na infância.
Católicos, judeus, muçulmanos, umbandistas, índios, ciganos, candomblecistas e evangélicos se reuniram, entre fiéis de outras religiões, neste domingo (19), na orla de Copacabana, para a III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. O objetivo é combater a intolerância religiosa.
O babalaô Ivanir dos Santos, que no Brasil representa a religião do candomblé, é o principal idealizador da caminhada. Segundo ele, uma das vontades do movimento é por em prática o Plano Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que foi entregue à Presidência da República em 2008.
Ele também acredita que é preciso investimentos na educação, pois o preconceito começa já na infância. “Uma forma de combater a intolerância é combater a ignorância. É preciso medidas na educação”, disse.
Um dos objetivos dos organizadores é a aplicação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD), tornando obrigatório o ensino de história e cultura da África e das populações negras brasileiras nas escolas do país.
Karen Largman - número 21
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/09/caminhada-contra-intolerancia-religiosa-reune-milhares-no-rio.html

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Imigração, Emigração e Migração

Emigração- Quando uma pessoa sai de sua terra natal e vai morar em outro lugar.
Imigração- Quando a pessoa chega a um pais , onde não nasceu.
Migração- Quando a pessoa migra dentro do proprio  pais.






Escrito por : Maria Elisa nº25

domingo, 22 de agosto de 2010

Imigrantes Europeus

Imigrantes europeus ilegais

Atualmente, a Europa abriga em torno de 36 e 39 milhões de habitantes, o que é de extrema importancia para o continente, já que neste há um carecia de mão-de-obra em conseqüencia do envelhecimento populacional.
No continente europeu, não está ausente a presença do trabalho ilegal realizado por imigrantes, e este, é responsável por aproximadamente 10% do PIB (Produto Interno Bruto) da União Européia. No entanto, fora lançada no ano de 2008 uma legislaçao que desfavorece aquele que imigra ilegalmente, punindo-o através da prisão por até 18 messes, antes de serem deportados. E isso será um dos fatores responsáveis por ocorrer uma isenção no aumento da taxa de natalidade ocasionado pela imigração.
Karen Largman - número 21

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Transição Demográfica

Gráfico transição demográfica européia
O processo de transição demográfica não foi completado por muitos países, mesmo sendo essencial para o desenvolvimento dos mesmos. Atualmente, na fase I, conhecida também por período pré-industrial, encontram-se vários países da África; enquanto na fase II a Indústria exige muita mão-de-obra, o caso do Brasil. Além disso, na fase III, conhecida por período pós-industrial, aparecem apenas países mais desenvolvidos, como o Canadá e alguns países da Europa. 
Beatriz Sosa 

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Nações Européias



As nações européias e seus respectivos estados conciliam esses países através de benefícios à população; bons investimentos em infra-estrutura; grande autonomia e dinamismo em suas economias e com a criação de programas que apóiem a população.
A população européia é beneficiada através da criação de, por exemplo, seguro desemprego que prolongo as chances do indivíduo conseguir um emprego sem comprometer a sua família com a falta da renda mensal. As nações européias investem grande parte de seu PIB no social e também estrutura do continente, aumentando os meios de transporte e melhorando-os para assim facilitar a locomoção dos europeus dentre as nações.
Os demais países europeus geralmente têm dividas, mas sabem lidar com as mesmas, tendo assim autonomia e dinamismo suficiente para não sem necessitar interferências do Banco Central Europeu (BCE).
A atual deputada Helena Maria Moura Pinto, apelou à criação de um programa de policiamento para o combate à violência doméstica, e assim garantindo a segurança principalmente das mulheres.
Para conciliar o povo europeu, existe um programa denominado Erasmus (European Region Action Scheme for the Mobility of University Students), que foi fundado em 1987. Cujo o objetivo é encorajar e apoiar a mobilidade académica de estudantes e professores do ensino superior dentro da União Européia.
Com isso, podemos perceber que os países Europeus investem muito em si mesmos para assim poderem conciliar essas nações.
Karen Largman - número 21 e Maria Elisa - número 25